DICAS PARA FAZER UMA LAGOA ORNAMENTAL / PISCINA NATURAL
As dicas aqui apresentadas para a realização de um lago ou uma piscina natural são apenas a título informativo. Durante a realização dos seus trabalhos estamos à sua disposição para prestar qualquer informação e apoio técnico.
Escolha do terreno
Qualquer tipo de terreno serve para a implantação de uma lagoa ornamental ou uma piscina natural. Todavia, os custos com os movimentos de terras pode ser influenciado pelo tipo de terreno e sua configuração.
Exemplo de terreno:
Limpeza/nivelação do terreno
Após a escolha do local a implantar a lagoa ou piscina natural, é necessário realizar a limpeza e nivelação.
Exemplo de limpeza:
Escavação do lago ou piscina natural
Após o terreno estar limpo, podemos proceder à escavação do lago ou piscina natural. A configuração e profundidade do mesmo só depende da sua imaginação. É nesta altura que devem também ser instaladas todas as tubagens (descarregador de fundo, de superfície, sistema de aspiração das lamas, sistema de recirculação das águas,…)
No final é muito importante controlar os níveis na parte superior dos taludes, afim de ter o lago à mesma cota topográfica.
A superfície do lago ou piscina natural deverá tentar cumprir os seguintes requisitos:
Ser plana e livre de raízes ou outras deformações abruptas do terreno;
Estar livre de humidade superficial, lamas, ou outros materiais que possam dar origem a deformações no suporte;
Ter uma nível compactação correcta;
Os taludes das lagoas devem ter um inclinação de 1:1 ou 2:1 ou menos.
Exemplo de escavação:
Vala de ancoragem
Dever-se-á fazer uma vala de ancoragem para a geomembrana em toda a periferia do lago. Esta deve-se localizar 50 cm afastada da crista dos taludes. A vala deverá ter as seguintes dimensões: 50cm de profundidade e 50cm de largura.
Uma vez a geomembrana em PEAD e os geotêxteis instalados; as valas de ancoragem deverão ser fechadas com a terra de escavação.
Exemplo de vala de ancoragem:
Impermeabilização do lago – piscina natural
Após a abertura das valas de ancoragem, chegou a altura de realizar a impermeabilização do lago ou piscina natural. Existe no mercado muitos tipos de membranas, e estamos a sua disposição para apresentar a mais adequada para o seu lago.
Como reforço, poderá ser utilizado um geotêxtil de protecção com uma gramagem variável, que vai ser em função da qualidade do suporte e poderá ser instalado debaixo da geomembrana, afim de impedir perfurações acidentais da mesma.
Exemplo de impermeabilização:
1- aplicação do geotêxtil
2- aplicação da geomembrana
Fecho da vala de ancoragem e das plataformas para as plantas aquáticas.
Após a impermeabilização, pode ser iniciado o enchimento com água limpa do lago ou da piscina natural. Ao mesmo tempo, a vala de ancoragem pode ser fechada e as plataformas para as plantas aquáticas podem ser preenchidas com terra ou outros materiais decorativos.
Exemplo do fecho da vala de ancoragem:
:
Plantação das plantas aquáticas.
Após enchimento do lago ou piscina, podem ser plantadas as plantas aquáticas ornamentais, que também vão ajudar na filtragem da água. Nesta altura, eventualmente, pode-se ligar uma bomba de recirculação com filtro.
Exemplo de plantação:
Resultado final.
No caso de uma piscina natural, ainda poder-se-á construir um deck para entrar e sair da água.